Como economizar dinheiro facilmente em 6 passos + BÔNUS

Você chega ao final do mês sem um realzinho na carteira, olha para a sua conta bancária e a história é sempre a mesma?

Economizar dinheiro é o sonho de muitas pessoas. Através da economia se consegue muitas coisas, visto que, compras à vista não é a realidade de muitas pessoas, principalmente se falarmos de bens maiores como imóveis, automóveis, eletrodomésticos, etc.

Vou falar agora sobre algumas dicas passo a passo para que você economize, de maneira fácil, o seu dinheiro e posso futuramente usufruir do mesmo da maneira que achar mais conveniente.

1. Tenha em mente o quanto você precisa economizar

Estamos falando de ter metas. Isso é importante para todos nós que pretendemos fazer a economia de algum valor.

  • Quanto preciso economizar?
  • Para quê?
  • De quanto tempo precisarei?
  • Vale a pena?

Essas são perguntas chaves e que devem ser pensadas com antecedência, antes da decisão ser tomada.

2. Pense no valor que você quer comprometer

Primeiro de tudo, nada de comprometer seu valor integral ou grande parte do mesmo. Economizar 50% do salário já é considerado algo muito arriscado, dependendo do que se pretende fazer posteriormente, 30% geralmente é o ideal.

Claro que isso depende de outros fatores, como por exemplo, o envolvimento de outras pessoas, como uma compra conjunta de um casal, por exemplo.

Se vale a pena, persista, se esforce e economize para atingir seus sonhos.

3. Economize do mais simples ao mais complexo

Se você quer economizar de maneira definitiva não pense apenas no macro, mas também no micro. Isso quer dizer que, no montante final, a economia é a soma do conjunto todo e não apenas de partes isoladas, ou seja, no final tudo conta!

Quando queremos economizar energia elétrica em nossa casa, por exemplo, pouco importa se uma lâmpada desligada economiza menos que uma geladeira, o que importa é que no final a conta de luz estará X por cento mais barata. Pense nisso!

Fora aquele cafezinho, docinhos e gramas no restaurante por quilo que acabam sendo desperdiçados e indo para o lixo.

4. Corte gastos desnecessários

A grande questão é, o que necessário e o que não é? Vamos estabelecer o seguinte critério – posso passar um mês sem esse serviço/produto? Se sim, então é algo que pode ser cortado, se não, mantenha o gasto, se talvez, tente reduzir o consumo ou uso.

Ainda tem dúvidas? Vou dar um exemplo. Se você quer economizar certa quantia no final do mês e acha que pode cortar gastos da conta de telefone.

Pergunte-se se é possível passar um mês sem fazer um telefonema. Provavelmente a resposta será não ou talvez.

Se declinar para o não, por que você tem telefonemas importantes a serem realizados e não podem ser adiados ou algo do tipo, é melhor não tentar economizar por aí.

Se decidir pelo talvez, é provável que algumas ligações sejam cortadas, ou você pode selecionar dias específicos que possam ser feitas ligações. Isso já trará uma grande economia.

Capitou a mensagem?

5. Crie gráficos, tabelas e quadros que possam facilitar seu entendimento

Economizar se trata de analisar números. Números esses que representam o seu faturamento mensal, anual, semanal, diário, etc. para isso você precisa ter a noção do que está acontecendo com seu dinheiro.

Você mesmo pode fazer esse monitoramento construindo planilhas simples no Excel. Planilhas que poderão conter colunas com gastos mensais mostrando as entradas (o que você ganhou) e as saídas (o que precisou sair para pagar contas, imprevistos, etc.). Existem muitos exemplos de planilhas já prontas na internet.

Não é preciso ser um expert para fazer algo do tipo, apenas comece e veja por você mesmo a diferença. É muito bom saber para onde exatamente vai o nosso dinheiro, até a um simples cafezinho.

Só não esquece de alimentar essa planilha não é mesmo? Tenha um aplicativo no celular ou use o velho e bom papel e caneta. Outra opção é guardar os recibos e uma vez por semana você senta o popô em frente a planilha, e gaste uns minutinhos colocando os dados.

Não tenha preguiça! É o seu dinheiro, suas metas e sonhos que estão em jogo.

6. Você precisa fazer com que suas entradas sempre cresçam ou se mantenham estáveis

Este é o intuito em se construir planilhas. As entradas não podem sofrer quedas, isso irá comprometer todo o seu orçamento. Por isso, elas serão o centro de suas atenções.

Se elas diminuírem, alguma coisa está errada!

DICAS EXTRAS:

– Peça descontos antes de comprar algo.

– Compre roupas em liquidação.

– Evite desperdícios, dinheiro parado é dinheiro no lixo. Não compre comida a mais que depois vai para o lixo, venda as suas coisas usadas, aprenda a ter desperdício ZERO!

– Pesquise em pelo menos três lugares antes de comprar. Hoje em dia existe muitos sites que correlacionam diversas lojas do mesmo setor em uma página só.

DICA MAIS QUE BÔNUS:

Ainda acha que não consegue economizar porque a grana é curta? Eu escrevi alguns posts sobre como fazer renda extra, e até como fazer dimdim SEM SAIR DE CASA.

 

E aí, gostou? Achou complicado ou fácil? Já segue essas dicas? Deixa aqui nos comentários e me diga alguma ideia que eu não mencionei.

 

Até o próximo post 😉

Com amor,

Tassia

Tassia Barros

Website:

2 Comentários

  1. Marco Barros

    Oi Tassia
    Economizar tem que se tornar um vício. Sempre ao sair apague a luz. Sempre que escovar os dentes, feche a torneira, sempre que for comer, pegue apenas o suficiente para saciar a fome. Desta forma a economia não é um tormento, mas um hábito. Isto não significa que um dia você não possa tomar um banho de dez minutos. Seu prazer vale muito, mas não precisa ser assim todos os dias.

    • Tassia Barros

      É verdade, e também, tudo que se torna um hábito ica mais fácil porque dispomos de menos energia. Obrigada pelo feedback 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *