5 hábitos noturnos para acordar bem no dia seguinte
Acordar bem é essencial para um bom dia. Porém, o que decidirá isso é o que você faz durante a noite.
Além de uma boa noite de sono, é claro, existem outros fatores noturnos que devem ser levados em consideração para que você acorde com um estado de espírito (e também físico) excelente!
1. Não siga o ritual da manhã de 90% da população
O alarme soa.
Você está exausto, sonolento, de mau humor, com a cabeça no ar, preguiçoso… Resumindo, você não quer se levantar.
- Não quer sair da cama tão quente e tão macia;
- Não quer sempre comer o mesmo café da manhã;
- Não quer ter que preparar suas coisas;
- Não quer trabalhar.
Você aperta o botão soneca e espera que 10 minutos a mais de sono mude sua vida. Estranhamente, você faz o mesmo ritual há 10 anos e ainda não funciona, então é preciso mudar, e drasticamente.
Quando o alarme tocar na hora que você determinou para acordar, sente-se na cama, desligue o alarme, espreguice-se e levante.
O fato é que esses cinco minutinhos a mais de novo não trazem nenhum benefício para o seu sono, mas destroem a sua produtividade. Em cinco minutos, quando você estiver voltando à fase boa do sono, o alarme irá tocar novamente. E aí você vai ficando de mau humor.
DICA DE OURO: Segundo estudos, o melhor é ir dormir quando o corpo estiver cansado, porém tem que acordar sempre no mesmo horário, com o tempo seu corpo estará adestrado a dormir bem e quando necessário, melhorando a qualidade do sono.
2. Cuidado com o que você come durante a noite
É incrível como a alimentação influencia em nossa vida em diversos aspectos. Inclusive se quisermos acordar de bem com a vida o que comemos na noite anterior tem influência direta nisso.
Alimentos muito gordurosos podem causar fadiga e sensação de cansaço durante à noite, frituras, ovos, massas e carnes vermelhas não são indicados para se consumir no momento em que se vai dormir.
O ideal é consumir alimentos mais leves ou até mesmo, apenas sucos e chás e nada mais. Claro que, isso depende bastante do organismo e do metabolismo individual de cada um, mas de uma maneira geral a regra é essa. Procure um nutricionista para te auxiliar.
3. Yoga é vida
Muitas pessoas ainda possuem certo preconceito com a prática de yoga (mas, por quê? Não dá para entender!). O que muitas pessoas desconhecem é que essa prática milenar ajuda muito a melhorar a nossa qualidade de vida em diversos aspectos.
Fisicamente falando, a yoga ajuda a melhorar a qualidade do sono, melhorar a flexibilidade, equilíbrio corporal e melhorar a frequência cardíaca. É indicado para quem tem problemas como crise de ansiedade, depressão, bipolaridade, cansaço, etc.
A yoga, se bem feito e com prática rotineira, vai te ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático e, com isso, desacelerar a frequência cardíaca, reduzir a pressão arterial e esvaziar a mente.
4. Leia um livro invés de assistir TV ou perder tempo no notebook ou celular
A radiação emitida pelas telas do notebook, celulares e televisões, obviamente, são prejudiciais, mas não ao ponto de nos causar danos graves à saúde. Porém, as luzes desses aparelhos fazem com que o nosso cérebro se confunda quando é dia ou noite, inibindo a secreção de melatonina, o hormônio que avisa o nosso corpo que está na hora de dormir.
O fato é que, ler um livro além de mais saudável, estimula melhor o nosso cérebro a trabalhar durante o turno da noite e a acordarmos mais suaves e com menos cansaço mental no dia seguinte!
Uma boa leitura antes de dormir pode ser bastante terapêutica. Se você não tem o hábito da leitura comece com livros de leitura mais simples e linguajar mais coloquial, o que importa é que você entre nesse mundo que é maravilhoso.
Os assuntos também ficam a seu cargo, afinal de contas, há livros com os mais variados repertórios e que podemos usufruir com toda a certeza.
5. Faça de tudo para melhorar a qualidade de seu sono
Problemas ao dormir afetam milhares de pessoas no mundo inteiro e podemos citar os dois extremos – pessoas que sentem dificuldade para dormir e pessoas que acabam dormindo cedo demais e acordando durante a madrugada sem ter o que fazer!
Há muitos fatores atrelados a qualidade de nosso sono, mas alguns deles nós mesmos podemos nos responsabilizar em providenciar, como ter um colchão adequado, por exemplo.
Travesseiros confortáveis, ir dormir com a alimentação em dia, dormir em um ambiente escuro e acalmar a ansiedade, tudo isso trará uma melhor noite de sono, com certeza e, com isso, uma melhor qualidade de vida.
E você? Qual hábito noturno que não falha para sua qualidade de sono? Compartilhe aqui também.
Até o próximo post 😉
Com amor,
Tassia
2 Comentários