Como acordar cedo, mesmo que não esteja a fim

Uma boa parte da minha vida, eu fui aquela que odiava o despertador, apertava a função “soneca” do celular, pedindo sempre aqueles 5 minutinhos que viravam 30 minutos no fim das contas.

Acordar cedo é o pesadelo de milhares de pessoas que precisam, de alguma forma, acordar em horários em que poderiam facilmente estarem dormindo.

A realidade de muitas pessoas é que as mesmas precisam trabalhar, estudar, se deslocarem de cidades, dentre muitas outras coisas que as obrigam a acordar, às vezes antes do sol nascer.

 

E agora? Sou obrigado a acordar cedo, como me acostumar?

Essa palavra define o que muitas pessoas fazem – “se acostumar”, “se adequar” ao horário que precisam acordar.

O fato é que 90% das pessoas que acordam cedo não se acostumam com facilidade, outras até mesmo perdem empregos, reprovam em disciplinas, ou sofrem de diversas maneiras por causa disso.

Quando se é “obrigado” a acordar pelos motivos já mencionados, de certa maneira, para a maioria das pessoas o cérebro acaba meio que criando um relógio biológico que, com o passar, do tempo automaticamente lhe fará acordar no horário sem o auxílio de um despertador.

By PicJumbo

Se eu pudesse mudava de turno!

Essa frase é dita por muitas pessoas que dependem do turno matutino para sobreviver. O fato é que pouquíssimas pessoas podem escolher o turno de trabalho e a maioria precisam realmente começarem a trabalhar ou estudar logo pela manhã.

Ás vezes os horários nem começam tão cedo assim, mas problemas com transporte público, trânsito e outros fatores obrigam as pessoas a acordarem antes para conseguirem chegar a tempo em seus destinos.

Mas, há pessoas que se adequam!

Há casos em que pessoas se acostumam perfeitamente em ter de acordar cedo, ou até mesmo preferem isso, como a minha pessoinha aqui, óbvio que é um número bem reduzido se compararmos com as que têm problemas com horários matutinos.

Outras pessoas revelam ser mais proativas pela manhã e mais sonolentas pela tarde.

Isso tem a ver com o metabolismo de cada pessoa e diversos fatores estão atrelados a isso, principalmente alimentação, prática de exercícios físicos, boa qualidade do sono, ou apenas o próprio organismo do indivíduo que funciona de tal maneira!

Quer acordar cedo? Durma cedo!

Essa dica ainda é a mais válida e não tem segredos. Se você está tendo dificuldades em acordar cedo é porque, provavelmente, você está indo dormir muito tarde, então, reveja seus horários noturnos e se realmente é necessário ficar até tarde sem dormir.

O bom senso é muito bem-vindo nesse momento. Se você sabe que possui dificuldades em acordar cedo e que possui compromissos no dia seguinte, você não deve fazer programação para sair até altas horas.

No começo é difícil, mas depois se torna um hábito, e com o tempo, você acaba indo dormir quando se sente cansado, porém sempre em horários parecidos, e levanta antes do despertador, quando o corpo está bem descansado. Uma media de 8-9 horas de sono por dia são o suficiente.

DICA: Defina um horário para dormir e tenha uma rotina noturna. Tomar banho quente, meditação, não usar celulares ou televisões 30 minutos antes de dormir, porque nosso cérebro entende que está claro.

Reveja sua alimentação

Sim, a alimentação interfere! A qualidade do sono diz muito a respeito do que comemos e como comemos. Você deve rever principalmente sua alimentação noturna.

Comidas gordurosas, frituras e condimentos pesados são bastante impactantes na maneira que dormimos e, consequentemente, como iremos acordar. Quando comemos uma feijoada, qual a sensação? Tenho certeza que você sabe a resposta.

Se você tem dúvidas de como a alimentação pode afetar de maneira significativa nosso rendimento, consulte um nutricionista e veja como sua vida irá melhorar consideravelmente.

Eu achava balela, mas a verdade é que todos temos metabolismos e rotinas diferentes, precisamos de cardápios diários individuais para melhorar nossa qualidade de sono  e de vida.

Eu até acordo cedo, mas não consigo me levantar!

Uma das coisas que muitas pessoas nem imaginam é que muitos não possuem dificuldades em acordar cedo, mas o trauma é realmente de sair da cama.

O que nos faz querer ficar deitado são N fatores, dentre eles o frio matutino incontrolável, a simples vontade de ficar refletindo mais um pouco na cama sobre os futuros acontecimentos do seu dia ou até mesmo o cansaço por ter dormido mal.

A verdade nua e crua é que quando estamos dormindo, estamos bem, calmos e em paz. Quando o despertador toca, além de atrapalhar tudo isso e voltarmos para a realidade, ainda temos o conforto da nossa cama para nos impedir de seguir o dia, a famosa preguicinha.

DICA: Coloque o alarme longe da cama, e troque o toque constantemente para não se acostumar com ele, porque se não, podemos nos acostumar com o som.

DICA FINAL: Encontre o SEU motivo!

Não adianta seguir todas essas dicas e continuar sem ânimo para levantar cedo ou acordar mal-humorado.

Você já teve alguma experiência de acordar cedo porque era seu aniversário, ou porque ia viajar, ou porque alguém foi para o hospital, ou por qualquer outro motivo que te incentivou a não pensar duas vezes para sair da cama?

Ou seja, encontre o seu motivo para acordar cedo todos os dias! Seja um objetivo a longo prazo, como um sonho da sua vida, ou a curto prazo como um café da manhã caprichado.

Hoje em dia eu adoro acordar cedo, aumentei a minha produtividade e se acordo tarde de final de semana, por exemplo, me sinto até mal, sinto que perdi meu dia.

O importante é seguir as dicas e tentar tornar todos elas em hábitos, com o tempo não tomamos esforços para cumprir essas atividades diárias, será tudo no automático.

Garanto a você, acordar cedo melhora a qualidade de vida, amadurece a alma e a mente!

 

Até o próximo post 😉

Com amor,

Tassia

Tassia Barros

Website:

2 Comentários

  1. Marco Barros

    Está certinho, nada a acrescentar. Quando troquei de emprego, vi que ao invés de acordar as 6hs, tinha que acordar as 4:30hs. Que fiz? Se durmo de 6 a 7 horas por dia, refiz as contas e vi que tinha que dormir entre 21 e 22hs do dia anterior. Devo ter gasto de 10 a 15 dias para me acostumar. Foi fácil. Junto a isso, mudei a programação do meu rádio, pois passei a escutar programas diferentes do que escutava. Passei um mês pesquisando novos programas e fiz os ajustes necessários conforme meu agrado. Isto mostra que criando uma nova rotina, não é difícil mudar nossa programação. Acordar mais cedo, dá fome mais cedo. Mudei também o horário de almoço em uma hora mais cedo. Nos fins de semana eu acordo no mesmo horário, mas meu cérebro me lembra que posso dormir mais. Isto é prazeroso, pois desligo e volto a dormir mais umas duas horas. Ainda assim aproveito bem o fim de semana.

    • Tassia Barros

      Isso é muito bom! E sim, no final das contas, aquela horinha a mais que podemos dormir é bom em qualquer idade 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *